quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Um esporte que vem crescendo


Para quem não conhece pode parecer até um esporte de louco, ou que machuque o cão, o agility ainda é pouco divulgado, mas se tornou uma modalidade crescente no Brasil. O esporte é baseado no hipismo, mas se torna cada vez uma paixão por liberar stress e aproximar o animal e seu condutor.
Apesar de ser dominado por border colies é um esporte para todas as raças de cães, desde que a saúde do cão o permita praticá-lo, os animais são divididos em categorias: mini, midi e standard esta divisao se dá pelo tamanho do cachorro.
Mas você pode se perguntar quais os critérios para se obter um campeão? Diríamos que não é fácil, mas simples, o cão tem que percorrer todos os obstáculos na ordem correta em um menor tempo, o condutor só entra na pista após a autorização do juiz, minutos antes de competir com seu pet, este reconhecimento no Brasil é de 07 minutos ,para só assim a dupla poder fazer o percurso delimitado, em uma ordem de atletas feita por sorteio.
Neste esporte o guia só pode utilizar gestos e palavras não deve tocar no animal intencionalmente ou empregar brinquedos e petiscos. Os obstáculos do agility são compostos por saltos em altura e a distância, passarela, rampa 'A', gangorra, túneis, mesa, pneu e slalom e são dispostos em distâncias e são numerados de acordo com a sequência que devem ser abordados.
Fácil entender porque este esporte vem ganhando o coração de tantos braseleiros, pois traz consigo diversão,responsabilidade,saúde e a aproximação entre o cão e seu dono.Basta você se aventurar por esse mundo das quatro patas e notar o por que o agility vem se tornando o esporte mais amado do país.
Materia:Thayná Madruli
Foto:Juliana Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário